da Redação
No último dia 21 de fevereiro, a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), deu início à capacitação técnica dos seus colaboradores de unidades locais, em sete municípios do Amazonas que receberão a revolução genética em seus rebanhos. Nestas cidades,
O +Pecuária Brasil chegou com um pacote tecnológico completo para qualificar os rebanhos de corte e leite, gerar renda aos pequenos produtores e novos empregos no segmento pecuarista amazonense. O presidente Carlos Lopes e a equipe técnica do +Pecuária tiveram um encontro com autoridades do governo do Amazonas no primeiro dia da 43ª Expoagro, a feira mais importante do setor, quando foi selado oficialmente o acordo de cooperação técnica que vai contribuir muito para o crescimento da bovinocultura do estado, que passou de 1,3 milhão de cabeças em 2018, para 1,5 milhão de cabeças em 2019, com alta de 5,5%.
O programa criado pela CONAFER, foi desenvolvido em parceria com a líder mundial na tecnologia de inseminação artificial, a ALTA GENETICS. Por meio dele, milhares de pequenos produtores vão receber por 4 anos total assistência técnica para a inseminação dos seus rebanhos em todo o território nacional até a prenhez efetiva.
O + Pecuária Brasil tem como objetivo aumentar de forma sustentável a produtividade e a competitividade da pecuária bovina de leite e de corte, por meio de ações coordenadas que vão transformar a vida de milhares de pequenos produtores pelo acesso à mais elevada biotecnologia para reprodutividade existente no mundo.
Em relação à capacitação dos produtores amazonenses, entre as orientações tratadas na capacitação, as principais foram voltadas ao planejamento inicial de melhoramento genético, alimentação, manejo das pastagens, incorporação de tecnologia, segurança e qualidade dos produtos para que o programa seja executado no estado. Na atividade, foi apresentada a parte teórica do programa, seus objetivos e metas, momento importante para os técnicos tirarem dúvidas e trocarem experiências sobre suas realidades.
Treinamento e Capacitação
O treinamento foi executado pelo coordenador técnico do +Pecuária Brasil para o Norte e Nordeste, Carlos Shumaker. Ele destacou que a ação do +Pecuária será de 4 anos no estado, sendo que os municípios escolhidos para a execução do plano serão acompanhados pelos técnicos durante dez meses e que esse é um ganho de todos, já que investir no pequeno produtor é incentivar a economia local.
Segundo Carlos Shumaker, “o compromisso com o produtor e o agricultor familiar do Amazonas é oferecer toda a condição necessária para que o programa de melhoramento genético tenha eficácia e promova esse grande salto de qualidade dos rebanhos, fortalecendo a reprodutividade e a produtividade, melhorando a renda desses produtores”.
Os municípios que estarão inicialmente participando do +Pecuária são Autazes, Barreirinha, Itacoatiara, Careiro da Várzea, Manacapuru, Parintins e Presidente Figueiredo. Todos eles foram escolhidos para a execução do programa por serem redutos tradicionais da pecuária local.
A reunião contou com representantes da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Secretaria Executiva Adjunta de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas (Seapaf) e técnicos das Unidades Locais dos sete municípios do interior do estado.
Uma das bandeiras da atual gestão do estado é a sustentabilidade. Por isso, o melhoramento genético é uma ferramenta revolucionária para responder pela demanda ambiental amazonense. Com esta biotecnologia é possível ter o dobro de produção em metade das terras ocupadas atualmente, e sem afetar o meio ambiente.
A Sepror, Secretaria de Estado de Produção Rural, tem lançado mão de programas inéditos voltados aos pescadores e produtores rurais, fortalecendo as economias em diversas regiões do Amazonas, fomentando setores estratégicos em todos os 62 municípios do interior. Agora, com o +Pecuária Brasil, esta cadeia produtiva fica ainda mais robusta.