Presente nos 27 estados, e em mais de 2 mil cidades brasileiras, o +Pecuária Brasil também é um sucesso no Paraná. O Estado historicamente sempre teve uma participação importante na pecuária nacional, rivalizando com Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e outros grandes produtores de gado. Na última década, os paranaenses já sem espaço para o crescimento da pecuária extensiva, principalmente de corte, fizeram a opção no mercado de proteína animal pelo investimento em produção de aves e suínos. Porém, mantêm um destaque na produção de leite, como exemplo Castro, cidade que detém a maior produção do país, com 45 mil vacas ordenhadas e 323 milhões de litros de leite por ano. Mas faltava um programa voltado exclusivamente aos pequenos criadores para impulsionar uma produção que sustenta o mercado interno e contribui para a segurança alimentar do país. Por isso, o +Pecuária Brasil foi muito bem-vindo no estado sulista, onde quase metade dos seus municípios já recebe os benefícios da reprodutividade genética, uma conquista da pecuária familiar paranaense
A dimensão que tomou o +Pecuária Brasil explica-se pelo ineditismo do programa de biotecnologia reprodutiva melhor sucedido na pecuária familiar brasileira. Isto, porque ele entrega a prenhez do animal, e não apenas os sêmens e insumos, realizando a preparação nutritiva, o manejo do rebanho, os protocolos hormonais, o processo de inseminação e a gestação do animal até o nascimento dos bezerros. É uma revolução genética completa que já está presente nas 27 unidades da Federação, multiplicando a produção e melhorando as condições socioeconômicas de milhares de pecuaristas familiares brasileiros.
Com 72 mil habitantes, Castro lidera a produção brasileira. O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) apontou que o leite responde por 25% da produção do município. Em 2019, foram 323 milhões de litros ou quase 1 milhão de litros por dia
No caso do Paraná, em que as áreas de produção pecuária não tem mais para expandir, o +Pecuária é ainda mais importante, pois utiliza o sistema IATF (inseminação em tempo fixo), que não exige grandes áreas de pastagens, o que o transforma em um programa sustentável, contribuindo para uma política de carbono zero, valorizando ainda mais o produto final.
Desde que a CONAFER e a Alta Genetics, líder mundial em tecnologia de inseminação artificial, criaram o + Pecuária Brasil, os acordos de cooperação técnica com secretarias de estados e municípios se multiplicam pelos 6 biomas do território nacional. O grande diferencial do programa é a entrega das prenhezes ao pequeno produtor. Os acordos de cooperação técnica selados no Paraná acompanharam esta expansão do programa, com uma adesão maciça dos pequenos produtores rurais paranaenses, que hoje podem multiplicar os rebanhos, de corte e leite, com sêmens de touros provados das melhores raças.
162 municípios paranaenses já selaram acordo de cooperação técnica com a CONAFER para receber o +Pecuária Brasil
A coordenação do +Pecuária segue em seu objetivo de cobrir todo o Paraná e ter a adesão dos seus 399 municípios. Recentemente, o secretário de Agricultura e Empreendedorismo Rural da CONAFER, Paulo Henrique Souza, selou novos acordos com municípios do Estado, além de realizar encontros no Legislativo paranaense para ampliar as adesões dos pequenos pecuaristas. Paulo Souza cumpriu uma agenda de encontros com prefeitos pelo interior do Paraná, e também na capital Curitiba, onde conversou com o deputado mais votado do Estado, Alexandre Curi, quando apresentou o +Pecuária Brasil, obtendo o interesse do parlamentar para o fechamento de novos acordos de cooperação técnica com cidades paranaenses, além de falar dos projetos da CONAFER, como o ERA nas Escolas, que está levando educação ambiental para às escolas brasileiras.
No instagram do deputado estadual Alexandre Curi (PSD), campeão de votos no Paraná na eleição do último dia 02 de outubro, e o sexto mais votado do Brasil, o registro do encontro com o secretário de Agricultura e Empreendedorismo Rural da CONAFER, Paulo Souza
Em todo o Brasil, são projetadas até 2025, 1 milhão de prenhezes. Este é o grande diferencial do +Pecuária, pois a prenhez é algo efetivo, que materializa todas as ações do programa, desde a preparação nutritiva, o manejo do rebanho, a fase hormonal, o processo de inseminação, os diagnósticos de gestação e o nascimento dos bezerros.
Conheça as cidades paranaenses que já tem o +Pecuária Brasil:
ALTÔNIA
BOCAIÚVA DO SUL
CAMPO MAGRO
CIANORTE
COLORADO
CORNÉLIO PROCÓPIO
CONGOINHAS
CONTENDA
IVAÍ
JABOTI
JAPIRA
MANDIRITUBA
PALMITAL
PLANALTO
IBAITI
SÃO JOÃO DO TRIUNFO
SENGÉS
TOMAZINA
UBIRATÃ
LAPA
JAGUAPITÃ
MANOEL RIBAS
ORTIGUEIRAS
PINHALÃO
WENCESLAU BRAZ
JANDAIA DO SUL
UNIÃO DA VITÓRIA
TURVO
BALSA NOVA
CHOPINZINHO
ANDIRÁ
PAIÇANDU
MALLET
RIO NEGRO
REBOUÇAS
PIRAI DOS SUL
SANTA AMÉLIA
CAMPO LARGO
GUAMIRANGA
MARMELEIRO
FENIX
VENTANIA
MARUMBI
NOVA AURORA
KALORÉ
TAPIRA
CAMPO DO TENENTE
LIDIANÓPOLIS
SERTANÓPOLIS
RIO BOM
SANTO INÁCIO
QUERÊNCIA DO NORTE
MARILENA
CAMBIRA
CAMPO BONITO
NOVA CANTU
SALTO DO LONTRA
SIQUEIRA CAMPOS
CORUMBATAÍ
ANTÔNIO OLINTO
BRAGANEY
SÃO JORGE DO IVAÍ
LARANJAL
SANTA ISABEL DO IVAÍ
GUAIRAÇÁ
BOM SUCESSO –
CIDADE GAÚCHA
ITAMBARACÁ
MERCEDES
RIO BRANCO DO IVAÍ
PORTO VITÓRIA
CORONEL DOMINGOS SOARES
GODOY MOREIRA
CAMPINA GRANDE DO SUL
MARQUINHOS
CENTENÁRIO DO SUL
CÉU AZUL
BARRACÃO
JANIÓPOLIS
UMUARAMA
CAPANEMA
ARAPOTI
JOAQUIM TÁVORA
NOVA PRATA DO IGUAÇU
RONCADOR
RIBEIRÃO DO PINHAL
IPIRANGA
INÁCIO MARTINS
IRETAMA
MEDIANEIRA
VITORINO
CORBÉLIA
FRANCISCO ALVES
CASTRO
NOVA OLÍMPIA
JARDIM OLINDA
CARAMBEÍ
RANCHO ALEGRE
RESERVA
JARDIM ALEGRE
SANTA CECÍLIA DO PAVÃO
SÃO PEDRO DO IGUAÇU
NOVA AMÉRICA DA COLINA
CERRO AZUL
LEÓPOLIS
PARANAGUÁ
SALGADO FILHO
NOVA ITACOLOMI
PALOTINA
ARAPONGAS
PORTO AMAZONAS
CATANDUVAS
DIAMANTE DO NORTE
CÂNDIDO DE ABREU
GUAÍRA
ARAPUÃ]
CASCAVEL
SALTO DO ITARARÉ
NOVA ESPERANÇA DO SUDOESTE
LUPIONÓPOLIS
JAGUARIAÍVA
SULINA
PAULA FREITAS
LOBATO
MAUÁ DA SERRA
SÃO JOÃO DO CAIUÁ
IBEMA