Uberaba é muito especial para o +Pecuária Brasil. Sede da Alta Genetics, a líder mundial em tecnologia de inseminação artificial, e parceira da CONAFER na criação e execução do programa +Pecuária, o município mineiro é sinônimo de bovinocultura, e não à toa é conhecido como a capital mundial do Zebu. Há um ano foi selado o acordo de cooperação técnica entre a Confederação e a cidade de Uberaba, com o início dos protocolos do programa inédito de melhoramento genético para o desenvolvimento dos rebanhos bovinos, de corte e leite, dos pequenos produtores uberabenses. Na manhã desta quarta-feira, 5 de abril, o secretário de Agronegócio de Uberaba, Agnaldo Silva, e o chefe do Departamento de Produção Agropecuária, Luiz Felipe Sabino de Oliveira, estiveram na sede da CONAFER, em Brasília, quando foram recebidos pelo vice-presidente Tiago Lopes e a coordenadora Nacional do +Pecuária, Amanda Soares, para uma avaliação do programa e dos resultados positivos materializados por um elevado índice de prenhez nos animais inseminados
Minas Gerais possui o quarto maior rebanho do Brasil e a agropecuária representa 35% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Números que devem melhorar com a chegada do +Pecuária no estado. Desde que o +Pecuária Brasil aterrissou em terras mineiras, o programa registrou dois momentos históricos: o acordo de cooperação técnica com a cidade de Uberaba, sede da Alta Genetics no Brasil, e também com os primeiros nascimentos do programa em Lassance, a 270 km ao norte da capital Belo Horizonte.
Em Uberaba está a sede da Alta Genetics, a líder mundial em tecnologia de inseminação artificial, e parceira da CONAFER na criação e execução do programa +Pecuária Brasil
A dimensão que tomou o +Pecuária Brasil explica-se pelo ineditismo de um programa de biotecnologia reprodutiva que entrega a prenhez do animal, e não apenas os sêmens e insumos. É uma revolução genética completa que já está presente por todo o estado, multiplicando a produção e melhorando as condições socioeconômicas de milhares de pecuaristas familiares mineiros. Inicialmente, o acordo de cooperação técnica entre a CONAFER e o município de Uberaba, levou o programa até 35 pequenos produtores e avaliou 522 animais. Deste rebanho, 321 reses foram protocoladas, sendo que, das 114 inseminadas, 48 tiveram prenhezes confirmadas, o que corresponde a um aproveitamento de 42%.
Em entrevista à Secom, o secretário de Agronegócio de Uberaba, Agnaldo Silva, afirmou que “o +Pecuária é um projeto de grande importância não só para o município de Uberaba, mas a nível nacional, é um projeto que em Uberaba deu certo, nós temos 700 animais já avaliados, nós temos um percentual de prenhez positivo, em torno de 45%, acima da média nacional, e já estamos com 45 bezerros nascidos e em avaliação. É um projeto que a CONAFER trouxe para o país, de suma importância o melhoramento genético. E Uberaba está sempre buscando estas parcerias, porque a agricultura familiar merece este desenvolvimento.”
Na foto, da esquerda para a direita, o secretário de Agronegócio de Uberaba, Agnaldo Silva, a coordenadora Nacional do +Pecuária, Amanda Soares, o chefe do Departamento de Produção Agropecuária de Uberaba, Luiz Felipe Sabino de Oliveira, e o vice-presidente da CONAFER, Tiago Lopes
Estar presente na cidade que simboliza a pecuária brasileira, é uma grande vitória para o programa, contribuindo de forma importante para o crescimento socioeconômico da pecuária uberabense, ajudando no seu desenvolvimento e sustentabilidade, na produção de novos rebanhos e melhor qualificação dos plantéis. O programa +Pecuária Brasil integra-se perfeitamente aos objetivos da administração do município que é fomentar o setor, melhorar as condições socioeconômicas dos pequenos produtores, gerar mais empregos, levar nova tecnologia ao campo e ampliar as receitas com o crescimento de toda a cadeia produtiva agropecuarista de Uberaba.
A CONAFER vem inaugurando a cada lançamento do +Pecuária Brasil, uma nova pecuária agrofamiliar, mais desenvolvida e sustentável, e que já está produzindo novos rebanhos, de corte e leite, formando os plantéis mais qualificados da pecuária agrofamiliar do país. Dois anos após o lançamento do +Pecuária Brasil, as parcerias firmadas com estados e municípios já projetam centenas de milhares de prenhezes, o que é sem dúvida um trabalho inovador em termos de oferta de alta tecnologia de melhoramento genético aos pequenos criadores brasileiros. Uma verdadeira revolução na reprodução dos rebanhos dos bovinocultores familiares, e que se amplia ainda mais em território mineiro.
A garantia de um rebanho certificado aumenta o valor do produto final, melhora a comercialização e cria perspectivas de futuro para o negócio. A tecnologia da inseminação artificial atua no aumento de produção de arrobas por hectare, no tamanho da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar, na resistência a doenças. Em resumo: o melhoramento genético do +Pecuária Brasil vai diminuir o custo da produção, multiplicar muitas vezes a reprodutividade do rebanho e garantir maior lucro aos pecuaristas agrofamiliares de Uberaba.
Uma revolução genética com um grande pacote tecnológico
O +Pecuária Brasil chega com um pacote tecnológico completo para qualificar os rebanhos de corte e leite, gerar renda aos pequenos produtores e novos empregos na cadeia produtiva da bovinocultura. O corpo técnico da CONAFER por meio de um plano de trabalho implanta o +Pecuária Brasil após seleção dos pecuaristas com propriedades em boas condições sanitárias e nutricionais do rebanho. As doses, insumos e logística são de responsabilidade da CONAFER.
“ O programa +Pecuária oferece acesso aos catálogos de touros provados da melhor qualidade, reduzindo as chances de doenças genéticas nos plantéis “
Um software de Alta Gestão fará o gerenciamento da reprodução, melhorando a taxa de prenhez e os índices de reprodutividade. O sistema é online, e depois de alimentado com informações reprodutivas, gera listas, gráficos e relatórios para tomadas de decisões de forma rápida e precisa.
Vantagens competitivas aos pequenos produtores uberabenses
A reprodução é um dos fatores que mais afetam a produtividade e a lucratividade de um rebanho. Uma propriedade com bom desempenho reprodutivo consegue produzir mais, vender mais e gerar mais lucro. Com o +Pecuária, pequenos produtores têm apoio técnico para o melhoramento genético do seu plantel. Tudo sem custos e com acompanhamento do gado inseminado.