O programa + Pecuária Brasil chegou ao final da quinta etapa em Castro, no estado do Paraná, com a marca de 280 animais e 26 produtores atendidos. Na última etapa, foram inseminados 78 animais de 8 produtores nas localidades do Tronco, Abapã e Marmeleiro. Instituída, em 2017, como a capital nacional do leite, a cidade produz mais de 400 milhões de litros por ano. É muito significativo para o maior programa de melhoramento genético da bovinocultura nacional atingir estas marcas no município. Uma conquista que comprova o sucesso do +Pecuária em 4 mil cidades brasileiras, com mais de 11 mil famílias atendidas e 66 mil bezerros nascidos
Recentemente, nasceu um bezerro de uma vaca inseminada artificialmente, durante a primeira etapa do programa + Pecuária Brasil, na propriedade do senhor Luiz Geraldo Nusda, na região do Tronco. Ele foi o primeiro nascido dentre 46 animais inseminados artificialmente nesta fase do programa. “Nós tínhamos alguns problemas de reprodução e agora tudo é solucionado com a inseminação. Faz com que os animais produzam com mais frequência, regule todo o ciclo dos animais e isso traz resultados importantes”, explica Nusda.
Instituída, em 2017, como a capital nacional do leite, a cidade de Castro produz mais de 400 milhões de litros por ano
A veterinária da Secretaria de Agricultura, Elisa Maria Zappe Kassies, falou da importância do projeto. “Mantemos o foco no pequeno produtor e contribuímos melhorando a eficiência reprodutiva das propriedades”, explica a veterinária. Para as próximas fases do projeto, a prefeitura de Castro segue recebendo candidatos para participar do programa. Quanto mais propriedades de uma mesma região demonstram interesse, maiores são as chances de implantar o +Pecuária na região.
A chegada do programa + Pecuária Brasil em Castro é resultado de um acordo de cooperação técnica assinado entre o município e a CONAFER, em setembro de 2022. O programa é um divisor de águas na história da agropecuária familiar, e que transformou a vida de milhares de pequenos produtores pela bio reprodutividade dos seus rebanhos, sem nenhum custo para adesão. Para isso, os interessados podem se cadastrar junto à Secretaria de Agricultura. O cadastro exige apresentação de documento de identificação oficial com foto, CPF, comprovante de residência atualizado e comprovante de aplicação da vacina de Brucelose, dos últimos três anos.
Após cadastramento, os produtores passam a receber visitas, agendadas antecipadamente, da equipe de profissionais que examinam os animais e os preparam para inseminação, conforme protocolo de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). A técnica foi criada justamente para solucionar problemas frequentes na prática de inseminação artificial convencional e melhorar a eficiência reprodutiva das propriedades.
Os animais são acompanhados depois da inseminação para fazer o diagnóstico de gestação. A confirmação da prenhez já pode ser feita 30 dias após a realização da inseminação. O +Pecuária Brasil tem elevado os índices do melhoramento genético pelo país, pois além da inseminação ser realizada seguindo protocolos internacionais, a utilização de touros geneticamente superiores, mais do que ajudar a melhorar os índices reprodutivos das propriedades atendidas, tem mudado para melhor a vida dos pequenos pecuaristas.
Com informações do Portal da Cidade, em Castro.