Nesta manhã de quarta-feira, 29 de março, a TV CONAFER transmitiu mais um lançamento online do maior programa de melhoramento genético da pecuária familiar brasileira. Gestores municipais, secretários de agricultura e técnicos de 33 municípios celebraram os acordos de cooperação técnica para levar o +Pecuária para milhares de pequenos produtores em suas cidades. Na transmissão de hoje tivemos a participação de uma capital brasileira, Campo Grande, principal município do estado de Mato Grosso do Sul. Esta é mais uma prova da dimensão do +Pecuária, que além de se espalhar por mais de 3 mil cidades por todo o interior do país, também se integra às grandes cidades e suas regiões metropolitanas
Inauguramos a cada novo lançamento da TV CONAFER, uma nova pecuária agrofamiliar, mais desenvolvida e sustentável, produzindo rebanhos qualificados em todos os biomas e mercados agropecuários. Ao ganhar escala como o grande programa bio reprodutivo da pecuária agrofamiliar, o +Pecuária se consolida com uma verdadeira revolução genética e socioeconômica para milhares de pequenos criadores, atuando diretamente no fortalecimento da cadeia produtiva em mais da metade das cidades brasileiras, nas 27 unidades federativas.
Durante a live, o representante de Campo Grande, Adelaido Vila, secretário Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio da capital sul-matogrossense, falou em nome da prefeita Adriane Lopes da satisfação do município em receber o +Pecuária Brasil. Para Adelaido Vila, “é uma grata satisfação de Campo Grande em estar participando desse programa. A nossa equipe da Secretaria está muito entusiasmada com o projeto. Os nossos produtores da agricultura familiar estão numa grande expectativa. Nós temos certeza que ações como essa, vão contribuir imensamente para a nossa agricultura familiar. Nossa agricultura familiar precisa muito desse apoio e dessa ajuda. E vocês, de uma forma brilhante, estão contribuindo para a melhoria do nosso rebanho. Então, a nossa gratidão. Em nome da prefeita Adriane Lopes, queremos agradecer a todos vocês aí pelo apoio, pela ajuda e dizer também da importância de mantermos fóruns igual hoje para que possamos trocar algumas ideias entre os outros secretários, outros técnicos da agricultura, porque muitas vezes o que está dando certo no município pode dar certo aqui também e vice versa. E aqui em Campo Grande nós estamos à disposição de todos aqueles que precisarem de qualquer coisa aqui da nossa cidade. Estamos aqui prontos para recebê-los”, finalizou Adelaido Vila.
Adelaido Vila, secretário Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio de Campo Grande, falou em nome da prefeita Adriane Lopes da satisfação do município em receber o +Pecuária Brasil
As 33 cidades dos 17 estados presentes no lançamento de hoje, podem agora multiplicar os rebanhos, de corte e leite, com sêmens de touros provados da Alta Genetics, empresa líder mundial em inseminação artificial e parceira da CONAFER. A Alta Genetics é um player do mercado de melhoramento genético bovino no mundo. Com matriz localizada em Calgary, no Canadá, atua em mais de 90 países, entre eles, Brasil, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Holanda e China. O ineditismo do programa é a entrega das prenhezes ao pequeno produtor. Todas viabilizadas pela disponibilização de sêmens e insumos, com a efetiva inseminação e acompanhamento da gestação pelos técnicos da CONAFER até a prenhez do animal.
Este é o grande diferencial do programa, pois a prenhez é algo efetivo, que materializa todas as ações do projeto, desde a preparação nutritiva, o manejo do rebanho, a fase hormonal, o processo de inseminação e a gestação do animal. O +Pecuária nasceu para desenvolver os rebanhos bovinos, de corte e leite, em todas as regiões brasileiras, contribuindo decisivamente para o crescimento da pecuária nacional. Em pouco tempo, esta verdadeira revolução genética já chegou nos 6 biomas nacionais, beneficiando pecuaristas familiares de Norte a Sul do Brasil em tempo recorde. Cada acordo é motivo de felicidade para os pecuaristas familiares, municípios, estados e toda a cadeia produtiva envolvida neste segmento econômico tão importante para o desenvolvimento do país.
Sustentabilidade no campo
O melhoramento genético é a melhor ferramenta para responder à demanda por sustentabilidade ambiental. No mais positivo dos cenários, em relação ao desempenho, é possível ter o dobro de produção em metade das terras ocupadas atualmente pela bovinocultura. A produção sustentável garante mais lucros com menores custos, conserva os solos e os recursos hídricos, preserva a biodiversidade, possibilita o sequestro de carbono maior que a emissão de metano dos bovinos, além da pastagem com melhor qualidade nos períodos críticos do ano.
Desenvolvimento para estados e municípios
O programa integra-se às políticas públicas de estados e municípios, que têm a oportunidade de fomentar o setor, melhorar as condições socioeconômicas dos pequenos produtores, gerar mais empregos, levar nova tecnologia ao campo e ampliar as receitas estaduais com o crescimento de toda a cadeia produtiva agropecuarista.
Veja as cidades e estados que participaram do lançamento online desta quarta-feira, 29 de março:
SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA – AM, JAGUARUANA – CE, MINAS NOVAS – MG, CONDEÚBA – BA, SÃO GONÇALO DOS CAMPOS – BA, BARRA DO CHAPÉU – SP, JACOBINA – BA, TUNAS DO PARANÁ – PR, ARIPUANÃ – MT, CORDEIRO – RJ, ITAGUAÍ – RJ, ALVORADA DO NORTE – GO, CURURUPU – MA, BONFIM – RR, DOM BASÍLIO – BA, NOVA ALIANÇA – SP, TERRA NOVA – BA, SANTA MARIA DE JETIBÁ – ES, ITAPEVA – MG, FERNÃO – SP, JUCÁS – CE, PEDRA – PE, CAMPO GRANDE – MS, SANTANA DO ACARAÚ – CE, CAMUTANGA – PE, CAMOCIM – CE, MULUNGO – CE, NOVO ALEGRE – TO, INOCÊNCIA – MS, NOVA ANDRADINA – MS, SERTÂNIA – PE, NAVIRAÍ – MS, TUBARÃO – SC